Pular para conteúdo principal
Um Guia De Como Desenvolver Liderança E Ter Qualidade De Vida No Trabalho

Um guia de como desenvolver liderança e ter qualidade de vida no trabalho

Um guia de como desenvolver liderança e ter qualidade de vida no trabalho

Você sabe o que é?

A palavra liderança vem de líder e significa “uma pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou…….opinião dos outros”. Muitos desejam ser líderes, mas se esquecem que para ser um bom líder precisam ter controle sobre suas próprias emoções e sentimentos

 – ou seja, liderança é algo que vem de dentro e serve para inspirar.

O que é qualidade de vida no trabalho?

Qualidade de vida no trabalho, ou QVT, pode ser entendida como o nível de satisfação que você tem em exercer suas funções dentro da empresa. Essa satisfação depende de vários fatores, mas o mais importante deles é se você gosta do que faz. Para ter uma boa qualidade de vida no trabalho é importante você gostar do faz, então, o primeiro passo é saber se seu trabalho está de acordo com seus objetivos pessoais. Caso não esteja pense, sinceramente, como você pode aliar seus objetivos pessoais aos objetivos da empresa e, assim, dar início a seu bem estar dentro da empresa.

Hoje em dia, são muitas as empresas que procuram entender as necessidades dos seus colaboradores para que possam ajuda-los a encontrar caminhos de aliar os objetivos pessoais aos objetivos da empresa.

Como aliar a liderança e qualidade de vida no trabalho?

Líderes são aquelas pessoas confiáveis, muito mais que confiantes. Para sermos bons líderes, precisamos curar, antes de tudo, a nós mesmos. E entender nossas emoções, como o medo, a tristeza, a raiva e a alegria. Inspirando as pessoas pelo exemplo, podemos ajudá-las a descobrir seu próprio jeito de ser no mundo. Sendo assim, percebemos que aliar liderança e qualidade de vida é algo que pode ser praticado e treinado. Vou listar alguns passos para que você entenda suas emoções e consiga ser produtivo e ter leveza no ambiente de trabalho.

Pratique Mindfulness

Mindfulness é um estado mental que possibilita uma concentração máxima nas experiências, ou seja, estar totalmente focado na atividade e sensações do presente. Viva o momento presente! Aí, você me pergunta… Como eu posso fazer isso?

Um dos primeiros passos é você sentir seu corpo. Dedique um tempo para sentir sua respiração, como o ar entra e sai de seu corpo.

Quando estiver comendo, preste atenção no sabor, na textura, em todos os seus sentidos, ou seja, foque na ação de comer. E este é o princípio do Mindfulness, focar sua atenção no que estiver fazendo no momento.

Uma ótima dica que vai te ajudar a ser um bom líder e ter qualidade de vida no trabalho é saber ouvir. Quando alguém estiver falando com você foque sua atenção na pessoa, evite ficar mexendo em algum objeto ou celular. Olhe diretamente para a pessoa e tente não formular respostas antes que a pessoa termine seu discurso. Isso fará com que você entenda com clareza o que está sendo comunicado e consequentemente ira trazer melhorias em sua comunicação com toda a equipe.

Quando chegar a hora de falar o foco total também é importante. Quando estiver falando certifique-se que seus pensamentos estejam focados e de acordo com o que está querendo transmitir no momento. Isso te proporcionará ser um melhor comunicador.

Observe o local de trabalho com mais atenção, isso lhe trará uma visão mais profunda do ambiente e das pessoas que ali estão.

Invista em um Leader Training     Consulte aqui  http://www.arita.com.br

A postura de liderança pode ser treinada e aqui na Arita Treinamentos oferecemos o Leader Training, um trabalho intenso, onde você tem a oportunidade de trabalhar pontos como:

Gerenciamento de conflitos

Reprogramação para a felicidade

Controle do medo

Identificação e reformulação de crenças

Autoconfiança, autoestima e coragem

Realização de metas

Ensinamos as pessoas a serem donas das suas vidas, assumindo o controle total das atitudes e conquistas. Dessa forma, nos tornamos muito mais felizes! Conheça o Arita Leader Training e aprenda a como se tornar um verdadeiro líder:

Tudo isso irá te ajudar a desenvolver melhor suas competências como líder e, assim, ter mais qualidade de vida no trabalho.

Como aumentar a qualidade de vida no trabalho?

 

Existem mais dicas de como aumentar a qualidade de vida no trabalho e tenho certeza que você vai adorar saber quais são elas.

 

Evite fofocas e intrigas

É sabido que as pessoas que trazem uma atitude mental negativa para o ambiente de trabalho acabam por atrapalhar o bom andamento das atividades. As fofocas levam a intrigas entre os colegas de trabalho, então, se alguém iniciar uma fofoca seja educado e mude de assunto.
Se você percebe que uma pessoa do seu trabalho tem este hábito, seja cordial, mas evite se aproximar e conversar sobre assuntos que não sejam pertinentes ao trabalho.

Mantenha uma atitude mental positiva, levando boas vibrações e felicidade para os outros colaboradores, isso fará com que você atraia pessoas que também compartilham dessas qualidades o que te renderam momentos mais agradáveis no ambiente de trabalho.

Entregue suas atividades no prazo

Manter-se focado no trabalho te ajudará a entregar suas atividades no prazo, e com isso você será mais produtivo, rendendo reconhecimento da equipe e dando um ótimo exemplo a todos.

Faça pequenas pausas

Manter-se focado no e aumentar sua produtividade também possibilita fazer pequenas pausas. O que é importante para que sua mente possa descansar por alguns momentos, o que irá reduzir possíveis momentos de estresse e o cansaço mental.

Procure motivação

Estar motivado é muito importante. São várias as maneiras de buscar motivação, mas uma das melhores maneiras será quando seus objetivos e metas pessoais estiverem alinhados as metas e objetivos da empresa.

Para isso é importante conversar com seus superiores para que invistam em cursos, treinamentos e ações que proporcionem o alinhamento de objetivos.
Por exemplo, você quer uma promoção e gosta de estudar o assunto que pode agregar valor para a empresa e para sua promoção.
Seria ótimo que, através de uma conversa com seus gestores chegarem a um acordo para que a empresa invista em seu treinamento.

Compartilhe tudo que aprender

Compartilhar seu aprendizado e incentivar sua equipe a compartilharem o que aprendem é um dos maiores ganhos na cultura da empresa e proporciona um crescimento pessoal enorme. Quando você está compartilhando o que aprendeu você grava melhor essas informações em sua mente e incentivar sua equipe a compartilhar também lhe trará muito mais conteúdo a ser adquirido.

Alguns dos ganhos obtidos quando você consegue aliar seu cargo de liderança e as dicas que coloquei aqui para aumentar sua qualidade de vida no trabalho são:

Se você seguir estas dicas, com certeza, os ganhos serão enormes.

  • A sua satisfação e saúde, bem como a satisfação e saúde da equipe irão aumentar.
  • O ambiente será mais acolhedor e organizado.
  • Você irá motivar e influenciar positivamente todos ao seu redor.
  • Sua produtividade e produtividade da equipe aumentarão
  • Os níveis de estresse cairão consideravelmente.

Espero que você tenha gostado deste Guia!

Abr4ços da Lizandra Arita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top