Pular para conteúdo principal
Quatro Dicas De Como Aumentar A Produtividade No Trabalho.

Quatro dicas de como aumentar a produtividade no trabalho.

Quatro dicas de como aumentar a produtividade no trabalho

Olá, hoje eu trago aqui Quatro dicas de como aumentar a produtividade no trabalho. Nosso tempo é… muito precioso, como utilizamos esse tempo, o quanto dedicamos a cada área de nossa vida é algo de grande importância. No trabalho também não é diferente e a nossa produtividade muitas vezes é medida utilizando o tempo como fator primordial.

Se você realiza parte do seu trabalho em casa, então o tempo é mais importante ainda. Sendo assim, neste texto vamos vou dar dicas de como aumentar sua produtividade no trabalho sem que isso envolva gastar mais tempo, pelo contrário, a ideia aqui é economizar nosso precioso tempo.

A produtividade está diretamente ligada à quantidade de produção que desenvolvemos em determinado tempo, ou relacionada a algum recurso que disponibilizamos. Um exemplo é a quantidade de produção dividida pelo número de funcionários de um setor. No fim das contas o tempo acaba por ser a variável mais importante.

Um profissional que tem uma produtividade maior do que a média de sua área de trabalho se destaca em os outros e com isso consegue posições mais elevadas, além de contribuir muito mais para o crescimento de sua equipe.

Todos nós queremos aumentar a produtividade sem que isso afete a qualidade do que for produzido e o nosso tempo de trabalho, não é mesmo? Então vamos ver quais são as dicas!

1 – Comece com um objetivo em mente.

Essa dica parece óbvia, mas não é. Quantas vezes você começa um trabalho sem ter um objetivo e uma data ou horário para alcança-lo?

Se você trabalha em uma equipe isso é mais importante ainda. Se a equipe não está ciente do objetivo e data a ser realizada a tarefa, se não são realizadas reuniões periódicas para verificar o andamento do trabalho, a produtividade será péssima.

Então, antes de começar um trabalho, realize uma reunião de equipe, defina os objetivos, datas para reuniões de verificação do trabalho já realizado, datas para realização de cada um dos passos que culminarão na realização do objetivo principal na data determinada.

Se for uma atividade semanal ou diária que você desenvolva sozinha, tenha uma agenda bem definida de suas atividades. Defina seus objetivos, quando irá alcança-los e os passos importantes para saber se está caminhando para a entrega do resultado.

 

2 – O mais importante primeiro.

Entender o que é importante e o que é urgente é um dos grandes segredos das pessoas mais produtivas e dos lideres das equipes mais produtivas. Tem muitas atividades que são urgentes e muitas outras que são importantes.

Atividades urgentes são aquelas que nos pressionam a resolver, que exigem uma providencia a ser tomada no exato momento em que aparecem. Um ótimo exemplo para atividades urgentes são os telefonemas. Quando o telefone toca você, normalmente, nos sentimos obrigados a atender, apesar de ser uma atividade urgente, na maioria das vezes não é importante.

As atividades importantes são aquelas que irão trazer resultados, normalmente precisam de mais proatividade para ser resolvidas. São atividades que contribuem para nossa missão e nossos valores.

Lembre-se nem sempre o mais urgente é o mais importante. Então, foque no que é mais importante primeiro.

Por exemplo, você está em uma reunião que de planejamento anual, uma reunião em que sua equipe definirá quais são as metas que devem ser alcançadas, os passos e a estratégia que serão tomadas para alcançar essas metas. Neste contexto o telefone começa a tocar, o que é mais prudente, parar a reunião e atender ao telefone? A não ser que você esteja esperando uma ligação mais importante, o telefonema provavelmente não merece sua atenção. Lembre-se! Primeiro o mais importante. Continue com a reunião e assim que acabar veja se a ligação é importante e retorne.

Muitas vezes as pessoas confundem o que é urgente com o que é importante esse é um erro comum, mas que define quem será mais produtivo. Parar para olhar o celular a cada mensagem recebida, quando essas mensagens não são de trabalho, é um erro que consumirá boa parte de seu tempo.

3 – Invista em treinamentos.

Uma das maneiras de aumentar sua produtividade é investindo em treinamentos. Treinamentos específicos do sua área de trabalho, treinamentos de autoconhecimento como o Leader Training Arita,  e treinamentos focados em metodologia ágil.

Uma metodologia ágil focada em gestão e planejamento de projetos que vale a pena você pesquisar, estudar e colocar em prática é o SCRUM. Apesar de ser idealizada para o planejamento de projetos de software, pode ser utilizada muito bem em outros projetos.

No SCRUM cada projeto é dividido em ciclos. Cada ciclo que envolva um conjunto de atividades, normalmente mensal, é chamado de Sprint. A cada início de Sprint é realizada uma reunião de planejamento onde são determinadas as atividades e especificados passos mais importantes do ciclo.

Além da reunião de planejamento, são realizados pequenos encontros diários  para verificação das atividades, esses encontros duram apenas minutos, suficientes para uma troca de ideias, falar sobre o que já foi feito e sobre os próximos passos mais importantes.

Quando finalizada a Sprint, é realizada uma reunião para que a equipe apresente seus resultados e as entregas do ciclo. Em seguida é iniciada uma nova Sprint.

Esta metodologia ágil e muitas outras que são utilizadas no mercado de trabalho podem acelerar a produtividade da sua equipe.

4 – Melhore a gestão do seu tempo.

Melhorar a gestão do seu tempo é o grande trunfo para aumentar sua produtividade. Você deve estar se perguntando: E como eu faço isso? Já estamos abordando esse assunto desde a primeira dica. Ter um objetivo bem definido, fazer o mais importante primeiro e aprender metodologias ágeis já vai melhorar e muito a sua gestão do tempo. Agora vou listar mais algumas dicas de gestão de tempo.

Anote as boas ideias que tiver. Sempre que puder deixe um caderno ou menos use o celular para anotar as ideias que tiver. As melhores soluções aparecem assim, de repetente quando estamos fazendo outras atividades não relacionadas ao problema, e se você não anotar talvez esqueça.

Quando puder economizar tempo usando serviços de delivery, faça! Lembre-se que seu tempo também é dinheiro e utilizá-lo da maneira mais eficaz fará com que renda mais.

Faça as suas tarefas buscando a produtividade com qualidade evitando o perfeccionismo. Gastar muito tempo no produto ou serviço e não conseguir entregar no prazo ou às vezes nem entregar é o erro de muitos. Para você ter mais produtividade é preciso administrar seu tempo, buscar o trabalho de qualidade e evitar ficar preso ao perfeccionismo.

Faça pequenas pausas quando necessário. É isso mesmo! Se você não descansar ou mudar de ares durante o dia, seu corpo vai começar a mostrar os sinais do estresse e da ansiedade. Para evitar o desgaste do corpo e da mente faço pequenas pausas, relaxe os músculos, faça uma pequena caminhada e sempre que possível realize atividades físicas pela manhã ou após o trabalho.

Essas foram as minhas dicas para aumentar sua produtividade no trabalho. Deixe suas dicas também, comente e compartilhe!

Abr4ços da Lizandra Arita

Back To Top