Pular para conteúdo principal
Quando é Necessário Procurar Um (a) Psicólogo (a)?

Quando é necessário procurar um (a) psicólogo (a)?

Quando é necessário procurar um (a) psicólogo (a)?

Quando é necessário procurar um (a) psicólogo (a)? Fazer terapia vai ajudar a aumentar sua inteligência emocional e consequentemente ter mais qualidade de vida. Procurar um (a) psicólogo (a), para muitos é um tabu, mas é uma atitude corajosa. Corajosa porque conhecer a si mesmo não é uma tarefa fácil, é preciso enfrentar suas próprias fraquezas.

O autoconhecimento pode, com certeza, mudar a vida de uma pessoa. E ele é um dos grandes benefícios quando se faz terapia. A interação com um psicólogo faz com que a pessoa conheça seus medos, lide melhor com eles e, em muitos casos, perceba que estes medos não eram tão fortes a ponto de não serem superados.

Aprender mais sobre si mesmo, entender o motivo de seus comportamentos, saber como você faz suas escolhas são ganhos que não tem preço. Conhecer suas emoções e quais são os gatilhos que as acionam pode lhe trazer mais conhecimento para solucionar conflitos no dia-a-dia e proporciona crescimento em várias áreas da vida, como por exemplo, na área profissional ou em seus relacionamentos.

Não é preciso estar doente para procurar um (a) psicólogo (a), basta querer aumentar sua inteligência emocional e ter vontade de superar seus limites. Mas se você identificar algum desses sinais que vou apontar aqui é bom procurar um profissional.

As pessoas que te amam estão te dando alertas

As pessoas que nos amam são as que mais nos conhecem e se elas estão preocupadas com nossos comportamentos é um sinal de alerta importante. Se familiares ou amigos dizem que estão preocupados com você talvez seja bom entender os motivos deles estarem preocupados.

Perguntar o porquê de estarem preocupados com você é o primeiro passo, e se eles falarem sobre seu comportamento ou emocional é um sinal que talvez você deva procurar um (a) psicólogo (a) para entender melhor isso.

Sentimento de culpa

            O sentimento de culpa é um dos que mais causam problemas emocionais. Isso porque deixa a pessoa ligada a algo que aconteceu no passado e que impede que siga sua vida.

            Reviver momentos difíceis e não conseguir se perdoar é muito prejudicial para o emocional e se você ainda está prezo a questões do passado, o ideal é procurar um (a) psicólogo (a) para tratar essas questões.

            Relacionamentos com problemas

            Outro sinal que indica que você precisa de ajuda são os relacionamentos. Se você está entrando em conflito com várias pessoas do seu ciclo de amizade pode ser um sinal indicando algum conflito interno que está prejudicando seu convívio social.

            Muitos problemas no casamento também podem ser trabalhados em terapia. A comunicação do casal é muito importante e talvez em terapia essa comunicação possa ser melhorada. Entender o porquê dos conflitos e procurar soluções para superá-los é algo que um (a) psicólogo (a) pode proporcionar.

            Ansiedade excessiva

            A ansiedade é uma emoção natural que aparece quando vamos enfrentar algum conflito ou desafio. Contudo, a ansiedade excessiva pode se tornar um grande problema emocional.

            A ansiedade é a antecipação de uma ameaça futura e podem ser vários os gatilhos para este sentimento. Na terapia o psicólogo pode ajudar a identificar esses gatilhos e trabalhar para que estes conflitos possam ser resolvidos. Assim, as crises de ansiedade podem ser evitadas. Se você está se sentindo ansioso e quer algumas dicas para evitar a ansiedade veja nosso texto sobre o assunto: Como acabar com a ansiedade.

            Se as suas crises de ansiedade são muito fortes é um sinal que você precisa mesmo de ajuda psicológica.

            Sentimentos de raiva, medo ou tristeza vividos de maneira muito intensa.

            A raiva pode ser trabalhada para que você tenha mais coragem de superar seus limites, o medo é importante para evitarmos o perigo real e a tristeza é um sentimento natural do ser humano. Esses sentimentos fazem parte do nosso dia-a-dia, mas quando vividos de maneira intensa podem estar relacionados a problemas no emocional.

            Se você está triste demais e falta ânimo para fazer coisas que antes lhe davam prazer, se sua raiva está atrapalhando seus relacionamentos, ou se o medo lhe impede de tomar atitudes, então, você precisa procurar ajuda de um profissional da psicologia.

            Está passando por separação ou luto.

            As grandes perdas são difíceis de serem superadas e muitas pessoas adoecem nestas situações. Retomar a vida após uma separação ou luto não é uma tarefa fácil e a ajuda de um profissional da psicologia pode ser essencial em muitos casos.

Se você está passando por um momento como esse vale a pena marcar uma consulta e trabalhar o emocional.

Abr4ços da Lizandra

Back To Top