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A Importância Do Sono Para A Saúde E Qualidade De Vida

A importância do sono para a saúde e qualidade de vida

A importância do sono para a saúde e qualidade de vida

É durante o sono que nosso cérebro realiza tarefas que não foram realizadas durante o período que estava acordado, por isso, importância do sono para a saúde e qualidade de vida e isso influencia em muito nossa qualidade de vida.

Pesquisas indicam que uma em cada três pessoas no mundo sofrem com transtornos do sono, ou seja, são muitas as pessoas que estão com a saúde sendo prejudicada por não conseguirem boas noites de sono.

É durante o sono que as substâncias químicas são reguladas no cérebro e alguém que sofra privação do sono durante um longo período de tempo com certeza terá sua saúde e qualidade de vida afetada.

É comum passarmos por dias mais corridos e muitas vezes precisarmos diminuir e muito a quantidade e qualidade do sono, mas se isso for acumulando por longos períodos de tempo as consequências podem ser muito graves. Com o tempo a pessoa pode apresentar fraqueza, problemas de memória e até mesmo dificuldade para realizar as tarefas cotidianas.

As fases do sono

O sono pode ser dividido em dois estados diferentes, o primeiro deles é o sono mais lento e o outro é o sono com atividade cerebral mais rápida que é chamado de sono R.E.M. (Rapid Eye Movement).

A primeira parte do sono antes do sono R.E.M. pode ser dividida em três etapas para uma pessoa adulta. A primeira etapa é o início do sono, onde oscilamos entre o estado acordado e o estado de sono e dura em média 10% da noite.

Na segunda etapa do sono nossos músculos começam a relaxar e a temperatura do nosso corpo diminui. Nessa etapa os batimentos cardíacos desaceleram e a respiração também fica mais leve. Essa etapa pode durar cerca de 45% da noite e durante todo esse período ainda estamos em um sono leve.

Na terceira etapa o metabolismo desacelera e a respiração fica mais leve ainda. Essa etapa dura cerca de 25% da noite e estamos em um estado de sono mais profundo.

O sono R.E.M. e a nossa memória

No sono R.E.M. (Rapid Eye Movement) temos movimentos oculares rápidos, ou seja, nossos olhos ficam mexendo de um lado para o outro mesmo estando fechados, e este é o motivo da sigla em inglês.

É durante o sono R.E.M. que temos o relaxamento muscular máximo e que acontecem os sonhos mais vívidos. Todas as etapas do sono são importantes para a nossa saúde e qualidade de vida, mas o nosso R.E.M. é uma etapa fundamental.

Os períodos de sono R.E.M. variam principalmente de acordo com a idade de cada pessoa. Um bebê dorme quase que 80% do tempo em sono R.E.M. e com a idade esse tempo vai diminuindo até chegar a 20% ou até mesmo 10% em pessoas mais idosas. O período de tempo mais comum em sono R.E.M. é de 90 a 120 minutos durante uma noite para uma pessoa adulta.

Durante essa etapa do sono nosso cérebro promove o aprendizado fixando os conhecimentos e informações adquiridos ao longo do dia. É de grande importância, pois o cérebro consolida nossas memórias possibilitando o processo de aprendizagem.

Então não é apenas durante o dia que estamos aprendendo. Precisamos do sono para consolidar as memórias e terminarmos os ciclos de aprendizados. Além da consolidação das memórias, nosso cérebro organiza as novas informações com novos caminhos o que favorece a criatividade.

O que mais uma boa noite de sono pode fazer por nós?

Cada pessoa tem uma necessidade diferente quanto à quantidade de horas de sono por dia, mas essa quantidade precisa ser obedecida para que não venha a ter problemas. Algumas pessoas acordam muito bem e cheias de energia com 7 horas de sono, outras precisam de 8 horas. Essa é a média e especialistas dizem que não é recomendado uma rotina com menos de 7 horas diárias de sono.

Manter o peso

Mas e o que o uma boa noite de sono pode fazer? Acredite! Dormir a quantidade que seu corpo precisa pode te fazer manter o peso. Isso acontece por que boas noites de sono ajudam a regular seu metabolismo e desta maneira não ter problemas para manter seu peso.

Ficar mais concentrados e fazer melhores escolhas

Uma noite de sono ruim pode nos deixar preguiçosos e sem energia, mas uma boa noite te sono nos deixa alertas e cheios de energia. Sendo assim, o sono nos ajuda a ficarmos mais concentrados. Neste estado mais alerta e concentrados conseguimos organizar melhor nossos pensamentos e, desta maneira, tomar melhores decisões. Todas as nossas escolhas tem suas consequências e quando estamos bem conseguimos ponderar melhor essas consequências e, então, fazermos melhores escolhas.

Cuidar do nosso emocional

            Durante o sono nosso emocional também trabalha e se recuperar. Com o emocional mais equilibrado a vida fica mais leve, os relacionamentos mais saudáveis e conseguimos ser mais felizes.

            Regular nosso sistema imunológico

            O sono é realmente um processo de limpeza e purificação. Enquanto dormimos o sistema linfático continua trabalhando para proteger nossas células, absorver os ácidos graxos e promover o equilíbrio dos fluidos nos nossos tecidos.

São muitas as pesquisas que comprovam que o sono ajuda a regular nosso sistema imunológico evitando várias doenças e, desta maneira, melhorando nossa saúde e qualidade de vida.

Melhorar nossa saúde física

Um estudo realizado na Universidade de Stanford com jogadores de basquete provou que o rendimento dos atletas era 13% maior quando dormiam mais de 8 horas por dia.

Neste estudo, primeiro os resultados dos jogadores foram mensurados enquanto dormiam em média 6,5 horas por dia durante duas semanas. Depois os atletas foram monitorados novamente enquanto tentavam dormir até 10 horas por dia. Conseguiram dormir em média 8,5 horas por dia e os resultados foram claros, os atletas estamos muito mais alertas e rápidos, obtendo um rendimento 13% maior.

            Agora que você já sabe o quanto o sono é importante para a sua saúde e qualidade de vida, com certeza vai cuidar para ter boas noites de sono.

Abr4ços da Lizandra

 

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