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Entenda Como A Insônia Pode Afetar Sua Vida

Entenda como a insônia pode afetar sua vida

Entenda como a insônia pode afetar sua vida

Entenda como a insônia pode afetar sua vida. A insônia é um distúrbio do sono que afeta muitas pessoas. Ela é caracterizada por prejudicar a capacidade de uma pessoa adormecer ou de permanecer dormindo durante toda a noite.

Vimos em um texto anterior a importância do sono para a saúde e, agora, entenderemos como a insônia pode afetar a qualidade de vida e como podemos evitar esse distúrbio.

Entendendo a importância do sono, fica claro que a insônia pode ser o grande vilão da qualidade de vida. É preciso entender que a insônia pode ser a causa de muitos problemas ou a consequência de outros. Por exemplo, uma pessoa que está passando por muitas situações de estresse pode vir a desenvolver a insônia. Outras pessoas por não terem regularidade nas horas de sono desenvolvem a insônia e desta surgem outros graves problemas de saúde.

A insônia pode ser classificada por seu tempo de duração e também pela frequência. Quanto maior for o tempo de duração e maior a frequência da insônia maior será o número de problemas de saúde desenvolvidos.

Sintomas da insônia

Como já foi dito a insônia é caracterizada pela dificuldade de pegar no sono e também acordar muitas vezes durante a noite, mas outros sintomas também caracterizam a insônia. Conhecer esses sintomas pode ajudar a reconhecer esse distúrbio, então, listarei 5 outros sintomas da insônia:

  1. Ter dificuldade para continuar o sono depois de ter acordado durante a noite.
    2. Sofrer de ansiedade e ter crises de ansiedade.
    3. Falta de memória.
    4. Dores de cabeça.
    5. Acordar bem mais cedo do que o normal para sua rotina.

Esses sintomas podem estar associados à insônia e relacioná-los a qualidade de seu sono pode te ajudar a identificar o problema.

Sabemos que o autoconhecimento é a chave para a solução de muitos problemas e com a insônia não é diferente. Se você souber o que está causando a insônia saberá como acabar com ela.

Uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir pode causar insônia

As causas da insônia podem ser de muitas origens distintas. Uma delas é algo aparentemente simples como maus hábitos antes de dormir. Por exemplo, o uso do celular antes de dormir. Enquanto você está utilizando seu aparelho celular seu cérebro está bem ativo e isso pode inibir o sono e desenvolver a insônia.

Outro hábito que não favorece uma boa noite de sono é deixar a TV ligada antes de dormir. Sabemos que nosso cérebro não desliga durante a noite e nosso inconsciente está atento a tudo que acontece ao nosso redor, então, o melhor é desligar a TV para dormir bem.

O cansaço mental e a insônia

O estresse mental acontece normalmente quando a pessoa está passando por muitas situações estressantes no trabalho ou em casa, por exemplo. Ao ir deitar a mente não descansa e a pessoa fica pensando no problema o que a impede de dormir com qualidade, demorando horas para adormecer ou acordando várias vezes a noite.

Ter insônia por alguns dias por estar estressado é comum e normalmente não afeta a saúde física já que passando o período de estresse a insônia também vai embora.

As dicas para evitar esse tipo de insônia são praticar alguma atividade física, praticar meditação, se envolver em alguma outra atividade que propicie a sensação de bem estar, diminuindo o estresse. Identificar bem quais situações e os motivos que trazem o estresse pode ajudar a evitar o cansaço mental.

Problemas com a saúde física e emocional que provocam este distúrbio do sono

Problemas respiratórios como a apneia e a asma, além de doenças como o Alzheimer prejudicam a qualidade do sono. Distúrbios hormonais também podem causar insônia. Transtornos mentais e distúrbios emocionais são outros possíveis causadores da insônia.

Sempre que a insônia persistir o ideal é procurar um profissional da saúde. Com mais de três semanas a insônia já pode causar outros problemas de saúde e para evitar isso, se for o seu caso, procure um médico.

O médico pode solicitar um exame chamado polissonografia. Neste exame o paciente fica anteriormente em um estado de privação do sono e, em seguida, dorme no hospital ou clínica. Durante o sono o paciente fica conectado a aparelhos que acompanham todo o período, monitorando níveis de oxigênio, modo de respirar, batimento cardíaco e frequências cerebrais.

Um exame de sangue também pode identificar alguma doença que esteja dificultando a capacidade dormir. No exame de sangue o médico avalia os hormônios e verifica se a tireóide está produzindo a quantidade correta desses hormônios que são importantíssimos para a saúde física.

A depressão e outros problemas emocionais podem ser a causa da insônia. Ela pode alterar a química do cérebro e, desta maneira, prejudicar as noites de sono. Neste caso o acompanhamento com um psicólogo e, às vezes, com um psiquiatra é necessário.

Nunca tente se automedicar, existem vários remédios para o tratamento da insônia, mas estes só devem ser utilizados com prescrição médica.

Bons hábitos para combater a insônia

Todo o ambiente em que dormirmos deve estar preparado para isso. Dormir com a televisão ligada ou ficar utilizando aparelhos eletrônicos, como já foi dito, pode impedir uma boa noite de sono. O local deve ser o mais tranquilo possível, se for ouvir alguma música escolha aquelas que são relaxantes.

Evitar atividades como estudar, se alimentar ou passar horas lendo na cama pode condicionar seu cérebro de uma maneira negativa, ou seja, a cama deixa de ser o local para dormir. Sendo assim, deixe a cama apenas para dormir e ter relações sexuais com seu parceiro. Condicionar a cama para dormir pode ajudar a ter uma ótima noite de sono.

Mais 5 dicas para ter uma boa noite de sono

  1. Crie uma rotina para dormir, com horários fixos para ir deitar.
    2. Tomar um banho morno pode ajudar muito também.
    3. Se o local onde você dorme tem muito barulho utilize um protetor de ouvido.
    5. Evite dormir durante o dia para tentar suprir as noites sem sono.
    6. Evite bebidas com cafeína e álcool antes de dormir.

Se a sua insônia for leve apenas seguindo essas dicas você pode voltar a ter ótimas noites de sono. No caso de você estar com uma vida cheia de estresses, ou esteja com sintomas de depressão ou outro problema emocional agende uma consulta porque eu posso te ajudar.

Abr4ços da Lizandra Arita

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