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Depressão

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Como evitar a depressão em 8 passos

Como evitar a depressão em 8 passos, é o que nos ensina esta semana Lizandra Arita em seu blog. A depressão é uma doença que afeta mais e mais pessoas a cada dia, mas prevenir-se não é algo tão difícil. Então, se você perceber que pode estar entrando no estado depressivo, procure manter sua boa saúde emocional seguindo esses 8 passos.

            O equilíbrio entre as setes saúdes (física, intelectual, espiritual, familiar, social, profissional e financeira) é algo importantíssimo para a manutenção da qualidade de vida. Nos dias de hoje a competição, a correria e o estresse acabam por minar as nossas energias e esse desequilíbrio causa doenças como a depressão.

            Quais os sintomas da depressão?

            A grande característica da depressão é um corpo cansado, fadigado e desequilibrado emocionalmente. A depressão é a perda do sentimento de prazer pela vida. A pessoa com depressão tem dificuldade para sentir prazer em suas atividades, mesmo naquelas em que antes traziam esse sentimento. Com isso, os sintomas vem à tona: A angústia, o cansaço extremo, a ansiedade, baixa autoestima, pensamentos pessimistas, comportamentos compulsivos, fraqueza e irritabilidade.

            Sair da depressão não é algo fácil, é preciso ajuda especializada, mas se você seguir esses oito passos pode prevenir-se. São hábitos que somados servem como um escudo contra o estresse e outros causadores da depressão. Some esses hábitos a sua vida agora mesmo!

            01 – Durma com qualidade para evitar a depressão.

            Já abordamos aqui no blog a importância do sono para a saúde e qualidade de vida. Além de ajudar o corpo a manter suas energias o sono é um regulador de humor e também equilibra a química de seu cérebro. Dormir bem é um dos passos para cuidar da saúde física.

            O recomendado é dormir pelo menos 7 horas de sono com qualidade todos os dias. Para saber mais sobre a importância de dormir bem leia o nosso texto sobre o sono e a qualidade de vida.

02 – Faça exercícios físicos e elimine o estresse.

Outro hábito importante é o exercício físico com regularidade. Manter um corpo saudável e cuidar bem da saúde física é o caminho para ter uma mente também saudável.

Os exercícios físicos ajudam a eliminar o estresse do dia-a-dia e fazem com que nosso corpo libere os hormônios que trazem a sensação de bem-estar e prazer. Praticar uma atividade física duas ou três vezes na semana será crucial para manter longe a depressão.

03 – Tenha uma boa alimentação

Alimentar-se bem é um dos passos a ser seguido para evitar a depressão. Regular a química do cérebro é um dos segredos para manter longe a depressão e, para isso, uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes é muito importante.

Diminuir a ingestão de álcool e cigarro é um dos hábitos para ter uma boa saúde física e mental. Evitar os alimentos processados e diminuir o consumo de açúcar também é muito bem recomentado para uma alimentação saudável.

04 – Busque o autoconhecimento

Cuide da sua saúde espiritual para adquirir mais autoconhecimento. Pode ser através da sua religião ou mesmo lendo as escrituras. O autoconhecimento é importantíssimo para evitar conflitos internos e saber lidar com as dificuldades do dia-a-dia.

Existem várias maneiras de praticar o autoconhecimento, a meditação é uma delas. A meditação é conhecida como um exercício para a mente. Praticando a meditação você pacifica sua mente e entra em contato com o seu ser interior. É uma prática de autoconhecimento que traz diversos benefícios para a saúde física e emocional.

Fazer terapia também é uma ótima maneira de se autoconhecer e fortalecer o emocional. A terapia além de prevenir a depressão pode lhe trazer resultados em todas as áreas da vida. Se você sente que precisa de ajuda entre em contato para marcarmos uma consulta.

05 – Faça um check-up regularmente

Ir ao médico e fazer um check-up é importantíssimo. Como ficou claro, a saúde física e emocional está intimamente ligada, sendo assim, monitorar a saúde física é uma maneira de evitar doenças físicas que podem comprometer o emocional.

Ir ao médico regularmente, fazer os exames periódicos e se cuidar para evitar doenças vai diminuir as chances de você entrar em depressão.

06 – Fique perto das pessoas que ama

O amor das pessoas ao seu redor é algo muito especial que ajuda a manter um emocional saudável. Então, cerque-se de pessoas queridas e amadas. Participe de eventos com a família, saia com seus amigos mais queridos. Faça boas amizades e divirta-se com esses amigos.

São essas pessoas que estarão presentes também nos momentos difíceis, naqueles dias em que você precisa contar com o apoio de alguém, ou mesmo, ter alguém para conversar ou passar um tempo sem pensar em problemas.

            07 – Cuide da saúde profissional.

O trabalho pode trazer muito prazer se você faz o que ama. Agora, se você não gosta do que faz, você tem duas saídas, ou começa a gostar do que faz ou busca mudar de profissão. Gostar do trabalho é importante para ter uma boa saúde emocional, como você vai evitar o estresse se não gosta do que faz no dia-a-dia? Se perceber que realmente não gosta do seu trabalho e pode mudar, mude!

Administrar bem o tempo no trabalho também é muito importante. Tirar férias pode ajudar a se desligar um pouco das preocupações que o ambiente de trabalho possa estar causando.

            08 – Tenha metas e sonhos

            Estabelecer metas a curto, médio e longo prazo para realizar seus sonhos irá trazer motivação para encarar os desafios do dia-a-dia. Lembre-se de anotar essas metas e colocar datas para suas realizações.

            Em um dos post do blog escrevi sobre como utilizar a estratégia Disney para alcançar suas metas e sonhos. Talvez você goste de ler.

Agora que você já conhece os 8 passos para evitar a depressão deixe um comentário dizendo o que você gosta de fazer para deixar seu dia-a-dia mais saudável.

Abr4ços da Lizandra Arita

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