Pular para conteúdo principal
Como Fazer Um Bom Planejamento Financeiro Pessoal

Como fazer um bom planejamento financeiro pessoal

Como fazer um bom planejamento financeiro pessoal

Vou ensinar um passo a passo…

de como fazer um bom planejamento financeiro pessoal.Para isso é importante que…

a pessoa consiga enxergar a sua realidade financeira e a partir desse momento fazer o controle e planejamento financeiro.

Ter um bom planejamento financeiro pessoal é uma das muitas questões que as minhas pacientes me trazem em consultório. É importante trabalhar o emocional, muitas vezes a pessoa vive em uma fantasia, não tem uma perspectiva real de como está a sua saúde financeira e isso faz com que ela gaste mais do que poderia gastar. No curso Alta Performance Feminina tem aulas, tarefas e muito mais para você melhorar o seu emocional e reprogramar seu inconsciente para alcançar a sua liberdade financeira.

Primeiro passo: Anote todas as despesas e receitas.

Não será possível fazer um bom controle financeiro se você não tem todos os seus gastos anotados em um caderno ou planilha. Existem vários tipos e modelos de planilha para o controle financeiro, basta você digitar no Google e vai encontrar um modelo que se adeque a sua rotina. O mais importante é que você anote tudo que gasta e recebe.  Para quem gosta de praticidade existem até aplicativos que ajudam a controlar as finanças pessoais.

Tem pessoas que precisam ter algo físico em mãos para controlar o financeiro, neste caso minha dica é sempre andar com dinheiro em mãos e anotar tudo que gasta em um caderno. Neste caso, se tiver dinheiro em mãos você faz a compra, caso contrário, não use nenhum cartão ou cheque.

Segundo passo: Organize seu controle financeiro.

Se você dividir o controle financeiro em partes como, por exemplo, gastos com supermercado, transporte, farmácia, restaurante… O importante de anotar tudo e também organizar o tipo de despesas é que você vai ter certeza de como está gastando seu dinheiro. Aí a parte racional fica fácil de resolver, é só olhar e ver se está gastando mais do que está recebendo e cortar os gastos e reduzi-los para as necessidades básicas. Assim, você terá dinheiro para planejar o futuro.

Terceiro passo: Tenha objetivos financeiros.

Começar com um objetivo é muito importante para que em todos os dias você pense nele e, assim, grave no inconsciente. Gravar no seu inconsciente vai lhe trazer a força e mostrar os caminhos para alcançar seu objetivo. E não precisa ser apenas um objetivo. Você pode ter objetivos a curto (5 meses) , médio e longo prazo. Pode ser que a curto prazo seja pagar uma dívida, a médio prazo (2 anos) adquirir e guardar R$100.000,00 e a longo (8 anos) prazo conseguir o seu primeiro milhão.

O importante é anotar os seus objetivos em sua planilha e fazer seu controle financeiro para saber se está no caminho certo. A data para cada objetivo é você quem determina, lembre-se que deve ser um objetivo com data realista e exequível.

Empregue pelo menos 15 minutos do seu dia para rever seu controle financeiro e ler seus objetivos. Revise estes objetivos mensalmente para saber se está no caminho certo para alcança-los.

Quarto passo: Aprenda a poupar dinheiro.

Uma dica importante é você comparar preços antes de comprar. Hoje em dia na internet você pode comparar os preços e fazer sua lista de compras bem planeja antes de comprar. Planejamento é tudo e quanto mais você poupar mais você vai conseguir investir.

Você fará compras melhores à vista, porque normalmente pode negociar um desconto. Deixe para comprar com cartão de crédito apenas quando a comprar for gerar um lucro para você, ou seja, quando não tem nenhum desconto e você pode aplicar seu dinheiro enquanto vai pagando as parcelas. Mas o uso de cartão de crédito só é aconselhável para quem está conseguindo fazer um bom controle de seus gastos e sua receita, quando perceber que não está controlando bem seus gastos com cartão de crédito é bom parar de usá-lo.

Outra dica legal é você se perguntar: Preciso mesmo comprar isso? Faça essa pergunta a cada comprar que for fazer e perceberá que muito do nosso dinheiro pode ser gasto em compras que nem precisamos e nem queremos fazer. Algumas compras são realizadas por impulso, sem mesmo pensar que estamos gastando o dinheiro com algo que nem vamos usar. Então se você se pergunta antes de comprar terá tempo para pensar e analisar bem a compra. Faça isso e vai economizar um bom dinheiro.

Quinto passo: Organize suas despesas e investimentos de uma maneira inteligente.

Aqui vou citar algo o que o Arita ensina no Leader Training que é saber bem como usar seu dinheiro. Lembre-se que dinheiro chama dinheiro, ou seja, dinheiro é um imã de dinheiro. Então, se você souber usar seu dinheiro vai conseguir cada vez mais.

No livro “Olhe o que você está fazendo com a sua vida” o Arita nos dá uma receita de como fazer o planejamento financeiro. No livro ele explica que pagar a si próprio 10% do seu salário aplicados para você ter sua riqueza ou construir sua liberdade financeira é a primeira coisa a fazer no início de cada mês. Crie uma conta para este fim, destine 10% do que você ganha para esta conta e não use esse dinheiro. Lembre-se de que esta é a conta para sua liberdade financeira.

Além dessa conta, você pode ter uma conta para adquirir bens maiores com 10% dos seus recursos financeiros. Uma conta para educação com 10% também. Uma conta para despesas básicas com 55% do salário. 10% para diversão e 5% para doação.

Seguindo essa receita você terá um ótimo planejamento financeiro e com certeza será o caminho para conseguir atingir seus objetivos.

Conheça o site http://www.arita.com.br

Abr4ços do Lizandra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top