Pular para conteúdo principal
Benefícios Da Meditação Para A Saúde Física E Emocional

Benefícios da meditação para a saúde física e emocional

Benefícios da meditação para a saúde física e emocional

Benefícios da meditação para a saúde física e emocional.  A ciência já provou que…. a nossa saúde física e emocional estão intimamente ligadas. A meditação é uma prática que pode alinhar mente e corpo para uma vida mais saldável.

A meditação é conhecida como um exercício para a mente. Praticando a meditação você pacifica sua mente e entra em contato com o seu ser interior. É uma prática de autoconhecimento que traz diversos benéficos para a saúde física e emocional.

Vivemos em um ritmo acelerado, com muitos desafios e problemas que acabam sugando nossa energia durante o dia. Quem não quer se energizar novamente e estar pronto para encarar os problemas do dia-a-dia com leveza e sabedoria? É isso que a meditação pode realizar por nós, recarregar as energias e nos dar leveza para resolver os problemas do dia-a-dia.

Para obter os benefícios que vou citar aqui é importante a prática regular da meditação. Fazer apenas uma vez e depois voltar a fazer depois de meses não trará os resultados esperados. O que indico é que você tenha alguns minutos todos os dias para praticar.

Em vários canais do Youtube você encontra meditações guiadas e tutoriais para iniciar a prática da meditação. Agora vamos aos benefícios:

A meditação pode acabar com o estresse

A prática da meditação faz com que a sua mente relaxe e você atinja um descanso profundo. Isso diminui e muito o estresse do dia-a-dia. Todo o estresse acumulado em seu corpo pode ser drenado com a prática desta técnica milenar.

Com a meditação os níveis de cortisol no organismo podem ser regulados reduzindo a sensação de cansaço, fadiga e combatendo o estresse.

A meditação pode acabar com a ansiedade

A ansiedade é como o medo, mas acontece antes mesmo do ato que pode causar o medo acontecer. A ansiedade, então, é a antecipação de uma ameaça futura.

Essa reação quando vivenciada de maneira intensa pode trazer dores musculares, alterações no sono, enxergar ameaça em tudo, medo de falar em público e outros sintomas.

A prática da meditação fornece um grande autoconhecimento e da mesma maneira que combate o estresse pode também acabar com a ansiedade. Através da meditação a pessoa pode descobrir do que realmente tem medo e como lidar com os problemas enfrentados no dia-a-dia.

Aumente sua resiliência

Como vimos em outro texto a resiliência é a capacidade de passar por problemas, enfrentar obstáculos e manter a qualidade de vida não deixando a saúde física e emocional serem abaladas. Sabendo que com a meditação é possível ver os problemas de uma maneira mais leve, consequentemente passar por situações problemáticas será mais fácil.

A meditação ainda ajuda a recarregar as energias para que no dia seguinte tenhamos mais para continuar.

Diminui a tensão muscular e a dor crônica

Muitas das dores musculares que sentimos estão associadas ao estresse e da mesma maneira que a prática da meditação pode acabar com o estresse também vai combater as dores crônicas e a tensão muscular gerada pelo estresse e ansiedade, melhorando a saúde física do praticante.

Nosso emocional é poderosíssimo e trabalhar as questões internas através da meditação faz com que nosso cérebro faça uma limpeza de dentro para fora. Melhorando o emocional também melhoramos a saúde física. Lembre-se uma saúde está ligada a outra.

Combate à insônia

A insônia é a falta de sono ou dificuldade prolongada para dormir. Isso acontece por vários motivos, como estresse, ansiedade e depressão. O sono é importantíssimo para a manutenção de nosso organismo.

É durante o sono que nosso cérebro absorve e grava as informações que recebemos durante o dia. Logo, um boa noite de sono é muito importante para a memória e também para que as situações problemáticas do dia sejam trabalhadas de maneira adequada pelo cérebro.

A prática da meditação ajuda na descoberta e tratamento da origem da insônia que muitas vezes está relacionada a algum desequilíbrio psicológico. Quando esse desequilíbrio não for tão grave, e não precisar de um profissional da área, com certeza a meditação será muito eficaz.

Melhora a saúde física e combate a hipertensão

O estresse novamente é o grande vilão. Sabemos que o estresse está associado ao desenvolvimento da hipertensão. Com a prática da meditação a pessoa terá com certeza uma melhora na saúde física, já que a mente e o corpo estão intimamente ligados.

Estudos indicam que a meditação tem efeitos rápidos para de relaxamento fisiológico e consequentemente melhora estabiliza a pressão sanguínea. A prática diária combina o relaxamento mental e o despertar interior, fortalecendo a saúde física do praticante.

A meditação melhora o emocional

Nossa saúde emocional é muito importante para ter uma boa qualidade de vida. No emocional está a origem de quase todos os problemas que o corpo poderá desenvolver, sendo assim, ter um emocional equilibrado irá prevenir várias doenças.

A meditação faz uma limpeza e dá harmonia ao emocional. O praticante pode entender a origem dos problemas e entende-los de maneira a encontrar formas para evitar o sofrimento do corpo.

Reduz o risco de obesidade

Ainda dentro dos benefícios para a saúde temos a redução do risco de obesidade. Sabemos que a compulsão por doces e os ataques à geladeira durante a noite são sintomas da ansiedade.

A meditação regula os pensamentos evitando pensamentos negativos combatendo a ansiedade. Desta maneira também combate a vontade de comer quando a pessoa já está satisfeita reduzindo assim o risco de obesidade.

É importante ressaltar que o acompanhando especializado em casos de depressão, crise de ansiedade e dores musculares é indispensável. Caso você esteja com algum desses problemas entre em contato para marcarmos uma consulta ou participe da nossa terapia de imersão Leader Training para ser uma pessoa mais saldável e ainda mais feliz.

Agora que você já conhece os benefícios que tal praticar? Se você gostou deste texto compartilhe e comente com sua opinião. Você já pratica meditação, então nos fale quais benefícios você já está observando em seu corpo e mente!

Abr4ços doa Lizandra

Back To Top