Pular para conteúdo principal
Autoconhecimento E O Teste De Egograma

Autoconhecimento e o teste de Egograma

Autoconhecimento e o teste de Egograma

Autoconhecimento e o teste de Egograma; O egograma é uma das grandes ferramentas para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Entender o que é e como funciona o egograma pode proporcionar uma oportunidade para a pessoa mudar de vida e alcançar muitos objetivos.

Eric Berne: Criador da análise transacional

Eric Berne foi um psiquiatra que nasceu em Montreal em 1910. Ele estudou o comportamento humano e, em sua pesquisa, buscou identificar as unidades básicas deste comportamento. A esta unidade básica foi dado o nome de transação. A palavra transação aqui é utilizada como o ato da comunicação que uma pessoa estabelece com outra e consigo mesma.

Eric Berne observou que na comunicação entre as pessoas existe um determinado número de atitudes internas que são comuns a muitas pessoas. Observou também que as pessoas continuamente se modificam enquanto se comunicam. Elas mudam o tom de voz, os tipos de palavras utilizadas, as emoções e as expressões faciais.

Todas as interações que uma criança terá com os adultos ao seu redor irão colaborar na formação da sua personalidade. Estudando essas interações e a personalidade das pessoas Eric Berne desenvolveu uma nomenclatura bem simples e objetivo que possibilita encontrar cada elemento dentro de si que facilita a comunicação ou interações.

Essa técnica desenvolvida por Eric Berne é chamada de técnica da análise transacional.

O teste de Egograma

O Egograma é um teste baseado na análise transacional e a partir deste teste é possível fazer uma análise da vida da pessoa, desde o dia em que nasceu até hoje. Como foi a infância dessa pessoa. Possíveis traumas que ela viveu. Como ela se relaciona com as outras pessoas, quais os sentimentos, quais os comportamentos que ela tem e o que está atrapalhando, ou não, a vida dela.

A maneira de se comportar, que será de uma forma ou de outra dependendo das emoções e pensamentos que tenhamos nesse momento é chamada de estado de ego.

Através da teoria de estado de ego podem-se entender melhor as relações e conflitos que surgem durante a vida.

Estados de Ego e suas características

Criança adaptada: Sabe lidar bem com as pessoas. Esforça-se para contentar os outros. Segue as regras. Tem projetos, mas não os coloca em prática. Gosta de seguir regras. Obediente. Educado. Ótimo funcionário. É retraído. Tem muito medo. Adia a tomada de decisões. Vive se queixando. Profissionais da computação. Operadores de máquinas

Criança livre: Extremamente curioso. Age no calor do entusiasmo. Obstinado com relação aos seus objetivos. Arriscam-se para abrir o próprio negócio. Corajoso. Desafiador. Espontâneo. Sem limites. Não cumpre regras. Vendedores. Micro empresário.

Pai crítico: Perfeccionista. Cumpre com a palavra. Cobra-se demais. Sofredor. Valoriza tradições. Responsável. Cumpre o regulamento. Organizado. Despreza as pessoas. Crítico em relação às coisas e fatos. Rigoroso com os defeitos alheios. É muito preocupado. Cargos de Gestão e Liderança

Pai protetor: Está sempre pronto para ajudar. Não sabe dizer não. Geralmente tem dó das pessoas. Age emocionalmente. Extremamente atencioso. Gosta de lidar com pessoas. Não sabe falar não. Professor. Enfermeiro. Assistente Social.

Adulto: Analisa os fatos antes de tomar uma decisão. Controla suas emoções em uma conversa. Sempre planeja antes de agir. É racional. É lógico. Não demonstra emoção facilmente. É frio. Profissionais da área técnica. Médicos. Engenheiros. Empresários.

O egograma no Leader Training

No Leader Training, aqui na Arita treinamentos, além do teste de egograma, são realizadas dinâmicas baseadas na análise transacional, onde a pessoa pode se ver em diversas situações diferentes. Em uma dinâmica pode-se descobrir os bloqueios que estão impedindo a pessoa de dar um passo para frente, que muitas vezes na vida não se sabe e não se tem meios para descobrir quais são esses bloqueios. Nessas dinâmicas também é possível que a pessoa descubra o que pode melhorar e descubra como melhorar.

Então não é um treinamento em que a pessoa fica apenas estudando, escutando e depois de duas horas esqueceu tudo. No Leader Training você vai vivenciar com emoção e gravar com emoção todo o aprendizado.

Alta Performance Feminina e o teste de egograma

No curso Alta Performance Feminina você pode fazer o teste de egograma e analisar tudo o que foi explicado. O curso oferece a oportunidade de você ser mais feliz e atingir o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

São muitas as responsabilidades e cobranças que a sociedade impõe a nós mulheres. Por que você não encontrou um grande amor? Quando encontra, a pergunta muda. Quando é que você vai casar? E as cobranças continuam depois do casamento. Quando você vai ter filho? As mulheres ainda têm que ser ótimas profissionais, excelentes gestoras do lar e cuidar muito bem da administração financeira. A conclusão de toda essa cobrança é que em alguma fase da vida parece que empacamos física e emocionalmente.

Com a utilização do egograma e muitas outras ferramentas e técnicas desenvolvi um método de excelência que transformou a minha vida e tem feito o mesmo com centenas de mulheres que são acompanhadas em meus atendimentos individuais e treinamentos que realizo.

Com este curso você entenderá porque é tão difícil tomar decisões, aprenderá como administrar as suas emoções e a eliminar a procrastinação. Utilizando técnicas do curso será possível alcançar níveis mais profundos de autoconhecimento que proporcionará mudanças incríveis em sua vida. Você poderá estabelecer um planejamento para manter corpo e mente saudáveis. Você vai saber o que são e como gerenciar as setes saúdes.

Foram mais de dez anos para descobrir e ver resultados que estão contidos no curso de Alta Performance Feminina. Pacientes que adotaram esse método vivem hoje uma nova condição de vida, elas são felizes cheias de energia e realizadas. Com certeza você merece utilizar essas ferramentas e técnicas.

Abr4ços da Lizandra Arita

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top