Pular para conteúdo principal
Alcançando Suas Metas E Sonhos Com A Técnica Disney

Alcançando suas metas e sonhos com a Técnica Disney

Alcançando suas metas e sonhos com a Técnica Disney

A técnica Disney que também é conhecida como estratégia de criatividade Disney é uma maneira de resolver conflitos internos e chegar a soluções criativas para alcançar metas e sonhos. Quem aprender a utilizar essa técnica terá a seu favor uma grande ferramenta para achar soluções criativas para problemas desafiadores.

Essa técnica da programação neurolinguística (PNL) foi desenvolvida por Todd Epstein e Robert Dilts que modelaram o método utilizado por Walt Disney. Durante a modelagem, Dilts e Epstein perceberam uma estratégia para organizar o pensamento criativo utilizando as habilidades de sonhar, fazer análise realista e concretizar planos.

Até hoje, Walt Disney é conhecido por sua capacidade criativa e sua marca é conhecida em todo o mundo. Que tal você ter esse poder de realização e criatividade? Estou curiosa para saber se você vai gostar!

Essa técnica pode ser usada sempre que surgir um sonho ou uma nova meta. Antes de começar a colocar as ideias em prática pode utilizar a técnica Disney. Quando mais desafiador for o sonho ou meta melhor será o aproveitamento.

             As três formas de pensar utilizadas na Estratégia Disney de Criatividade

O grande segredo da técnica é utilizar as três maneiras de pensar utilizadas do Disney, o sonhador, o realista e a crítica construtiva de forma sequencial. Primeiro vamos entender o que são essas três maneiras de pensar.

Para cada modelo de pensamento deve ser escolhido um lugar. Se você estiver na sala de sua cada, por exemplo, pode fazer três círculos no chão, uma para o sonhador, outro para o realista e o ultimo para o crítico. O mais importante é que sejam lugares fixos, ou seja, que você não altere as posições de cada modelo de pensamento durante a realização da técnica.

            O sonhador: Tem como características o poder de sonhar acordado, ter um pensamento livre sem medo de ser feliz. É importante que neste modelo de pensamento você lembre-se de momentos da sua vida em que esteve sonhando acordado, fantasiando e esteve com a imaginação aflorada.

Entre no círculo do sonhador e reviva esses momentos de fantasia. Também é muito importante que você reviva os sentimentos do sonhador, que lembre quais sentimentos você viveu e tente senti-los vivendo novamente seus momentos de fantasia.

            O realista: Agora você deve ir para o círculo do realista. Este tem como principal característica o planejamento. Lembre-se dos momentos de sua vida em que esteve entusiasmado esboçando planos que foram alcançados.

É importante relembrar os sentimentos que você viveu planejando coisas como o trabalho ou com projetos pessoais. Reviva essas momentos no círculo do realista. O realista vai buscar maneiras de tornar os pensamentos do sonhador em realidade.

            O crítico: Lembre-se de momentos de sua vida em que você criticou de forma construtiva seus próprios planos ou de outras pessoas. A grande característica do crítico é procurar falhas no planejamento.

Entre no círculo do crítico e procure relembrar os sentimentos que você viveu em um momento em que esteve pensando e agindo como um crítico. É importante lembrar que as críticas serão construtivas, ou seja, mostrar as falhas do planejamento pensando em torna-lo realidade. Enquanto revive esses momentos lembre-se dos pensamentos e dos sentimentos.

Colocando a estratégia Disney em prática

Você já configurou os três modelos de pensamento nos círculos que marcou no chão. Agora já pode criar o planejamento para realizar seu sonho caminhando entre seus círculos da estratégia Disney.

Sonhador: Pense em um sonho ou meta que deseja alcançar. Entre no circulo do sonhador. Lembre-se dos sentimentos e emoções do sonhador. Agora é hora de deixar a imaginação correr e viver o seu sonho. Pense como se já estivesse realizando seu sonho e faça as seguintes perguntas a si mesmo de preferencia em voz alta:

O que você quer?
Por que você quer isso?
Por onde começar?
O que essa realização significa para você?
O que preciso realizar para concretizar este sonho?
Quando vou começar?
Onde vou começar?
Quando vou realizar este sonho?

Depois de ter as respostas para estas perguntas e ter vivido seu sonho saia do circulo do sonhador e caminhe para o círculo do realista.

Realista: Agora pense que esse sonho pode ser realizado. Lembre-se dos sentimentos e emoções do realista. Use o pensando do realista para elaborar um planejamento que torne seu sonho realidade. Pense de forma clara, realista e exequível para desenvolver o planejamento e faça para si mesmo as seguintes perguntas:

De que maneira posso realizar esse sonho?
Este sonho pode ser dividido em etapas?
Quais são essas etapas?
Quando e como você pode realizar cada etapa?
O que será preciso para realizar cada passo?
Quais serão os recursos que você precisará?
Como você vai saber que está chegando onde quer?

Conseguindo elaborar um planejamento de como vai realizar seu sonho ou alcançar sua meta, é hora de caminhar para o círculo do crítico.

            Crítico: Caminhe para o círculo do pensamento crítico. Reviva os sentimentos emoções e pensamentos. É muito importante lembrar-se que o pensamento aqui é crítico construtivo. Você vai procurar por falhas e desafios no planejamento do realista. Para ajudar faça as seguintes perguntas:

            O que está faltando neste planejamento?
Alguém pode ser prejudicado neste planejamento?
Quais são os pontos fracos deste planejamento?
O que você pode melhorar nesse planejamento?
O que pode aparecer como imprevisto?
Quais são os riscos que você corre?
Como você pode melhorar esse planejamento?

Você pode refazer os passos:

Agora que você completou o primeiro ciclo, veja seu plano e volte para o circulo do realista e verifique os pontos levantados no crítico construtivo. Faça as alterações que desejar e verifique se o seu planejamento está pronto. Se tiver dúvidas vá para o circulo do crítico e levante as questões. Você pode ir do realista para o crítico e do crítico para o realista, quantas vezes você achar necessário. Até que seu planejamento esteja completo.

                Pronto! Gostou dessa técnica? Deixe seu comentário aqui no blog e utilize a estratégia assim que possível!

Abr4ços da Lizandra Arita

Back To Top