Pular para conteúdo principal
7 Dicas Para Aumentar Sua Autoestima

7 dicas para aumentar sua autoestima

Lizandra Arita  dá 7 dicas para aumentar sua autoestima

O que é autoestima?

Lizandra Arita dá 7 dicas para aumentar sua autoestima. A autoestima é uma avaliação subjetiva que fazemos de nós mesmos e este é um dos pilares da nossa saúde emocional. A baixa autoestima pode ser a causa de diversos problemas emocionais, logo…

……é necessário amarmos a nós mesmos para ter uma melhor saúde emocional.

Neste texto veremos 7 dicas para aumentar a autoestima.
Essas dicas vão ajudar a ter amor próprio e amor pela vida, é este o grande segredo de ter uma vida saudável e feliz.
Claro que não é algo simples. Quem tem baixa autoestima sabe disso, mas essas dicas, se seguidas à risca pode realmente aumentar e melhorar um muito sua autoestima. Agora que já sabemos o que é a autoestima e sua importância vamos logo conferir as dicas.

Faça planos a curto, médio e longo prazo.
Ter planos e objetivos para sua vida vai te trazer uma vontade maior de realizar e conquistar a vida que você quer. É importante que os objetivos sejam exequíveis, ou seja, você deve saber que poderá alcançar com seu esforço e dedicação. Comece com planos de curto prazo. Um exemplo pode ser fazer caminhadas de 30 minutos três vezes por semana para melhorar sua saúde física. Para quem gosta de meditar, ou segue alguma religião, pode ter como objetivo de curto prazo, praticar a meditação ou suas orações duas ou três vezes na semana, por períodos curtos de 20min.

Um exemplo em médio prazo pode ser economizar 10% do salário para em 8 meses ou mais, fazer uma pequena viagem ou conhecer algum lugar novo. Viajar vão deixar ótimas lembranças por toda a vida. E em longo prazo pode ser fazer um curso universitário ou uma pós-graduação, ou fazer a viagem dos seus sonhos.  Quem escolhe os objetivos é você e só você poderá saber o que está a seu alcance. Algo importante quando listar seus objetivos é colocar uma data para realizá-los. A data vai ajudar a gravar no seu inconsciente essa meta.

Lembre-se: Cada pequena vitória é importante, então valorize suas conquistas, sejam elas pequenas ou grandes!

Melhore sua saúde física.
Nossa saúde mental está diretamente ligada a nossa saúde física, quanto mais você treinar seu corpo também estará melhorando sua autoestima. Não é necessário ser uma atleta, a não ser que este seja seu objetivo, mas se você se exercitar com frequência vai liberar hormônios que ajudam em muito a equilibrar a química de seu corpo e consequentemente melhorar sua autoestima.

Pense positivo para aumentar sua autoestima.
Este é um grande desafio para quem está com baixa autoestima, mas pode ser superado com a dica que veremos agora.

Sempre que perceber que tem uma atividade que vai lhe fazer bem e que ajudará a melhorar sua autoestima use a seguinte frase “faça isso agora”. Essa dica vem do livro Atitude Mental Positiva de Napoleon Hill.
É algo simples de fazer. Sempre que aparecer uma oportunidade para fazer alguma das dicas que estão neste texto, pense e fale para você mesmo(a) – Faça isso agora! E realmente faça, porque fazendo isso seu inconsciente vai entender que esta frase é boa para você e isso vai te ajudar a cumprir cada vez mais metas.

A conquista de pequenos objetivos te trará força para conquistar grandes objetivos.

Leia livros inspiradores.

Já que mencionei o livro Atitude Mental Positiva de Napoleon Hill, vou dar uma grande dica para aumentar sua autoestima. Leia livros inspiradores!

Nossa mente tem um poder enorme sobre nossas ações e muitas dessas ações veem do que consumimos no dia-a-dia. Se você passar o dia consumindo conteúdos que trazem tristeza, morte, e desastres, consequentemente será isso que ficará gravado em sua mente.
Agora se fizer o contrário lendo e consumindo livros e filmes inspiradores sua mente será nutrida de conteúdos que lhe trarão pensamentos positivos e motivadores.

Vou listar aqui uma pequena lista de 5 livros ótimos que realmente podem mudar a maneira como você vê o mundo.

Procure autoconhecimento e autoaceitação.
A ideia é que o quanto mais você se conheça mais você aceite a você mesma. A autoaceitação é ter uma atitude positiva com relação a você mesma, ou seja, estar satisfeita e de acordo consigo mesma. Ter respeito a si próprio e amar a pessoa que você é. Só você tem as suas características e através do autoconhecimento você verá que é uma pessoa única e, porque não amaria você mesma que é a pessoa mais importante nesse mundo? Sim! Você deve ter convicção que é a pessoa mais importante deste mundo e só então poderá amar e ajudar ao próximo.

Confie em você mesmo (a)
Vimos que através do autoconhecimento você perceberá que é uma pessoa única, sendo assim tem uma maneira única de fazer as coisas. Confie na pessoa que você é, confie em você mesma de verdade e evite se comparar aos outros. A cada dia tente fazer melhor do que o dia anterior e se achar que não conseguiu leve como aprendizado para o próximo dia. Não existem erros, existe aprendizado e se você confiar em você mesma sem se comparar a ninguém além do seu crescimento pessoal melhorar vai se sentir muito mais leve.

Pratique um serviço social.
Ajudar a outras pessoas nos mostra o quanto podemos ser úteis neste mundo tão caótico. São muitas pessoas que estão precisando de ajuda em orfanatos, asilos e hospitais. Fazer parte de uma comunidade, ONG, associação com um propósito social pode lhe trazer ótimos sentimentos e com certeza melhorar sua autoestima, além de fazer o mundo um lugar melhor de se viver.

 Saia com seus amigos para se divertir.
Muitas vezes estamos presos no trabalho ou nos estudos e esquecemo-nos de dar importância a estes pequenos momentos de alegria que é estar com os amigos. Diversão é algo importante para nosso cérebro, libera hormônios importantes, então, vamos rir, brincar, se divertir com aqueles que fazem parte do seu circulo de amizade. Se você está aí dizendo para si mesma que não tem amigos para sair, então saia sozinha, vá ao cinema, parques e faça amizade com quem encontrar e estiver sorrindo. Você vai se surpreender com a quantidade de pessoas que gostam de fazer amizade nestes lugares. Sair com os amigos do trabalho também é uma ótima dica.

Fazer amigos e compartilhar bons momentos praticando uma atividade de comum interesse faz muito bem à saúde emocional.

Essas foram minhas 7 dicas para aumentar sua autoestima.
Seguindo essas dicas você vai perceber que a maior e melhor dica que terá, assim como escrevi no início, é amar a si mesma.
O amor próprio é o maior combustível para alavancar sua autoestima!

Visite nosso site:  http://www.arita.com.br

Abr4ços da Lizandra Arita

Back To Top