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4 Dicas Que Podem Acabar Com A Ansiedade

4 dicas que podem acabar com a ansiedade

4 dicas que podem acabar com a ansiedade

Esta semana Lizandra Arita nos trás, 4 dicas que podem acabar com a ansiedade. A ansiedade é como o medo, mas acontece antes mesmo do ato que pode causar o medo acontecer. A ansiedade, então, é a antecipação de uma ameaça futura.

Essa reação quando vivenciada de maneira intensa pode trazer dores musculares, alterações no sono, fazer com que a pessoa enxergue ameaça em tudo, tenha medo de falar em público e outros sintomas.

Às vezes as crises de ansiedade podem se agravar e tornar-se a síndrome do pânico. Esta última é um tipo de transtorno de ansiedade em que as crises inesperadas trazem um sentimento de medo muito intenso. Neste caso é importante o acompanhamento de um especialista. Se você estiver vivenciando este problema entre em contato porque posso ajuda-la.

Muitos casos de ansiedade podem ser controlados e até mesmo extintos com os hábitos que serão tratados neste texto. Veja, então, as dicas para controlar e até mesmo acabar com as crises de ansiedade.

            1 – A meditação pode acabar com a ansiedade

A meditação é conhecida como um exercício para a mente. O praticante de meditação pacifica a mente e entra em contato com o seu ser interior. Como já foi abordada aqui no blog a meditação é uma prática de autoconhecimento que traz diversos benéficos para a saúde física e emocional.

A prática da meditação fornece um grande ganho para o autoconhecimento e pode acabar com a ansiedade. Através da meditação a pessoa pode descobrir do que realmente tem medo e como lidar com os problemas enfrentados no dia-a-dia.

            2 – Pratique alguma atividade física

            A saúde física está diretamente ligada à saúde emocional, quanto mais você deixa seu corpo saudável mais saudável será sua mente. A prática de uma atividade física pode reduzir e muito a ansiedade. Não é necessário ser uma atleta, mas se você se exercitar com frequência, esta atividade vai lhe trazer uma sensação de bem estar, aumentar a autoestima e diminuir os sintomas da ansiedade.

            Fazer caminhadas de trinta minutos pelo menos três vezes na semana já vai trazer um bom resultado. Durante o exercício físico a endorfina é liberara. Esta substância química é conhecida como o hormônio do bem estar. Melhora o sistema nervoso central, proporcionando a elevação da autoestima e reduzindo os sintomas depressivos e de ansiedade.

            O habito de caminhar também ajuda a pensar melhor nos problemas que possam estar causando a ansiedade e, desta maneira, a pessoa pode achar soluções ou mesmo maneiras de controlar essas situações para que não seja encarada com tanto estresse.

            3 – Viva o momento presente – Mindfulness

            Mindfulness significa atenção plena. Este conceito é um conjunto de técnicas que permite ter mais concentração e foco naquilo que está sendo realizado no momento, ou seja, é um treinamento para a atenção.

Essa prática favorece muito o autocontrole e isso trará um grande benefício para controlar seus sentimentos e, desta maneira, pode diminuir a ansiedade e o estresse. Ainda melhora e muito o poder de concentração e a memória.

Durante as várias tarefas do dia pode acontecer de a pessoa ficar viajando nos pensamentos e não focar na tarefa executada. Isso afeta muito o rendimento e também tira o controle do que está acontecendo deixando a mente propicia a um estado ansioso. Então, se você perceber que está viajando nos pensamentos, o ideal é forçar o foco na ação presente.

Para iniciar a prática, antes de alguma atividade, pode-se focar a atenção na respiração por poucos minutos. Durante a atividade deve-se focar o máximo possível no que está acontecendo no momento, principalmente com seu corpo e mente. Perceber quais as sensações e pensamentos que estão surgindo durante a tarefa e, se perder o foco, voltar a manter a atenção na atividade, no corpo e na mente, sempre focando no que está acontecendo no momento.

Durante uma folga entre as atividades do trabalho, pode-se praticar dando atenção à respiração, relaxando os músculos, ouvindo os sons ao redor, nas sensações e nos pensamentos que estão na mente.

É importante que ao decorrer dos dias esse foco abra um leque para todos os sentidos: audição, visão, tato, degustação e olfato. Praticando essa técnica é possível controlar melhor a ansiedade quando ela aparecer, focando no que está acontecendo no momento e utilizando o autocontrole.

                   4 – Cuide-se para acabar com a ansiedade

Parece simples, mas muitas pessoas estão sempre na correria do trabalho e acabam esquecendo-se de cuidar de si próprias. O ideal é que se reserve um tempo do dia para pensar e conversar consigo mesmo sobre as próprias vontades, gostos e atividades que trazem um bem-estar.

Se estiver com saudade de pessoas que ama, ou se essas pessoas fazem bem, então o ideal é estar perto delas e compartilhar momentos de diversão. Rir e se divertir é muito importante para o bem estar e fazer isso com as pessoas que se gosta é algo maravilhoso que ajuda a acabar com a ansiedade.

Cuide bem do seu corpo durante o dia e repouse durante a noite. O sono é importantíssimo para a manutenção do corpo e da mente como já escrevi aqui em outro texto. Antes de dormir prepare-se para isso e evite aparelhos eletrônicos, atividades com muita agitação, barulho e tudo que possa atrapalhar a noite de sono.

Ser fiel a nossas vontades e a nossos gostos e decisões também é uma maneira de se cuidar melhor. Se gostar de caminhar, caminhe! Se gostar de cozinhar, então, cozinhe! Se gostar de ir ao cinema, vá! Faça coisas que te tragam momentos de alegria, felicidade e tranquilidade.

Essas quatro dicas com certeza podem acabar com a ansiedade. E você tem alguma dica que te ajuda a evitar a ansiedade? Comente e compartilhe com a gente!

Abr4ços da Lizandra Arita

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